Vale do Cávado
Abertura
Mapa do Concelho
Mapa da Cidade
Braga Actual
Inquérito
Resenha Histórica
Circuito Eco-Monumental (Pedonal)
Circuito de Automóvel - Triângulo Turístico
Circuito Histórico e Contemporâneo (Automóvel)
Património Edificado da Cidade
Património Edificado do Concelho
Museus
Capital do Comércio
Excelência Empresarial
- Arte Sacra
- Artesanato
- Catedral ou Sé de Braga
- Circuito Vasco Sameiro
- Desporto
- Estádio Municipal de Braga
- Folclore
- Galeria Mário Sequeira
- Semana Santa
- Theatro Circo
- Triângulo Turístico
Contatos
Início Região Concelhos Lazer Tradição Onde Comer Onde Dormir

Gastronomia 

 

Viaje nos sabores e maravilhosos aromas de pratos tradicionalmente confeccionados com toda a delicadeza e minúcia, que fazem de Braga e do Minho uma Região única na Gastronomia e nos Vinhos. Numa perfeita simbiose de cozinhas, assistimos permanentemente à consolidação das vertentes “tradicionais e populares”, hábitos alimentares dos nossos antepassados, técnicas que se foram moldando e inovando, sem se desvirtuar, às exigências dos consumidores. Uma gastronomia sólida, de receitas específicas, apoiada nos sabores próprios de cada ingrediente.
O Arroz de Pato à Braga, o afamado Bacalhau à Narcisa (ou à Braga, como é mais conhecido), as “Papas de Sarrabulho à Braga” com o acompanhamento dos famosos Rojões à moda do Minho, fazem parte dos cardápios dos principais restaurantes da cidade. As “Frigideiras”, pastéis de massa folhada, recheados de carne de vaca e presunto, receita com mais de 200 anos de existência, são a imagem de marca da cidade e da região. Os “Fidalguinhos”, doce seco, são de prova obrigatória pelo palato fácil e penetrante, quase viciante. Mas em Braga, a fama, a notoriedade, vai para o doce mais extraordinário do receituário português – o PUDIM ABADE DE PRISCOS.
A restauração em Braga, as confeitarias e pastelarias são o palco ideal para se provar todas estas excelentes iguarias que têm contribuído com eficácia para a imagem de marca de qualidade que se foi consolidando ao longo dos tempos – Braga tem uma Gastronomia única. O Vinho Verde - rosé, branco e tinto - saltita por todos estes espaços de prova gastronómica, harmonizando-se com o receituário de peixes e carnes. Os espumantes e aguardentes de vinho verde são de prova obrigatória.
Braga, uma Terra abençoada por Deus.
 
(por Agostinho Peixoto)
Receba
as novidades
no seu e-mail
nome:
e-mail:
Vale do Minho Vale do Lima Vale do Cávado Vale do Ave e Terras de Basto
Contactos | Mapa do site
Copyright © 2008 A Nossa Terra. Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Direnor